terça-feira, 16 de novembro de 2010

Futebol no Brasil no início do Século XX - A final do Campeonato Paulista de 1903 (Parte 1)

Esta pequena série será, como o título indica, sobre futebol. Em 1903, leitor, o campeonato (em São Paulo) estava terminando. Mas, naqueles dias, o futebol ainda não era o esporte absolutamente popular que conhecemos. Foi ganhando espaço aos poucos. A elite paulistana tinha outros interesses, de modo que campeonatos de esgrima, regatas (no rio Tietê ou no mar, em Santos) ou corridas de cavalos eram mais apaixonantes. Não obstante, o "foot-ball" já começava a conquistar espaço, literalmente, nas páginas de revistas e jornais. Espaço reduzido, é verdade, quase sempre constituído por pequenas notas em algum canto de página, numa linguagem algo desajeitada, por causa dos muitos termos ainda em inglês, ou de eventuais tentativas de adaptação.
O que temos aqui é uma noticiazinha que apareceu na revista Vida Paulista, Ano 1, nº 7, de outubro de 1903:

"Está terminado o campeonato de 1903.
Como no ano passado os gloriosos teams do São Paulo Athletic Club e do Club Athletico Paulistano, têm de jogar um match de desempate para a conquista da taça, pois ambos os teams estão com 13 pontos.
Realiza-se amanhã, às 3 e meia horas da tarde, no Velódromo, esse interessante match, do qual falaremos no próximo número."

Observe o total de pontos conquistados - ele revela muito sobre o número de equipes que deviam disputar a competição. Observe também o local da partida - o velódromo. Não há, além disso, na linguagem de quem escreve, a empolgação que estamos acostumados a observar às vésperas de uma final.
Não, o futebol ainda não era para as multidões de torcedores. Isso fica evidente pela necessidade de dar ao público a informação da hora e do local da última partida do campeonato, e nós bem sabemos que, quando as pessoas estão realmente interessadas em alguma coisa, falam disso o tempo todo e quase não conseguem mudar de assunto. Quem é que já viu um torcedor realmente apaixonado precisando comprar um jornal ou revista para saber onde e a que horas seu time vai jogar?
Ficou curioso quanto ao resultado da "final"? Disso tratar-se-á na próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.