domingo, 11 de setembro de 2011

Animais na História do Brasil (Parte 2): Tigres e leões na América do Sul?

Em 1628 o capitão-general do Paraguai, Céspedes Xeria, percorreu o rio Tietê, rumo à cidade de Asunción (*), deixando, de sua tormentosa viagem, um relato, no qual afirmava que às margens do rio havia "grandíssima quantidade de caça, muitos tigres, leões, muitíssimas antas, que matamos e vínhamos comendo a carne por ser como a de vaca."
Os leitores sul-americanos devem estar pensando que o nosso viajante andava a ter alucinações - tigres e leões no Brasil? Mas o homem não era maluco, estava apenas atribuindo às onças (pintadas e pardas, respectivamente), os nomes que os primeiros colonizadores lhes deram, por analogia com animais da fauna afro-asiática que já conheciam. Portanto, para que não reste qualquer dúvida, reforço a explicação: a onça-pintada ou jaguar (Panthera onca), foi chamada de "tigre", enquanto a onça-parda ou suçuarana (Puma concolor) era designada como "leão".

Onça-pintada
Ora, leitores, as onças foram, durante séculos, os mais temidos animais do Brasil, e disso temos uma quantidade imensa de relatos (que veremos na próxima postagem), alguns de arrepiar os cabelos, pelo menos dos que, desarmados e solitários, incorriam na desdita de encontrar-se com alguma delas, faminta, mata adentro. Esses felinos, a um só tempo belos e ferozes, povoavam os pesadelos tanto de índios como de colonizadores e vieram a ocupar um lugar de destaque em muitas lendas populares.

Onça-parda

(*) A chamada "União Ibérica", período no qual Portugal foi regido por reis espanhóis, durou de 1580 a 1640.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.