domingo, 9 de dezembro de 2012

Como o Brasil progride

Os leitores deste blog que acompanharam as duas postagens anteriores (¹) saberão muito bem ao que é que esta se refere. Na edição de 22 de setembro de 1906 da revista carioca O Malho (²) apareceu um cartoon de página inteira cujo título (em latim!) era "Tempora non mutantur" . Dividia-se em duas partes, uma retratando um acontecimento do século XVIII, outra um fato que estava ocorrendo nos dias da publicação. Vejamos:

Legenda: "No meado do século XVIII, quando estavam construindo o hospital da Penitência: - Como o Brasil progride!! Como isto vai ficar bonito!...

Legenda: "Hoje que o estão demolindo: - Como o Brasil progride!! Como isto vai ficar bonito!!..."

Óbvio, como todo bom cartoon, não precisa de muitas explicações. Apenas quero recordar aos leitores, mais uma vez, que isso era coisa da República Velha, 1906, e não do século XXI.
(2) O MALHO, Ano V, nº 210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.