domingo, 2 de dezembro de 2012

Roupa de missa

"Tomei o bonde conveniente e parti para a casa do meu amigo, apreciando o domingo, cheio de rapazes endomingados, de damas de laçarotes, de automóveis pejados de gente, de jogadores de football, de amadores de corridas, – gente feliz por ter um dia em que não faz nada."
                                                                                                                     Lima Barreto, Vida Urbana
 
"Traje de missa" é uma expressão popular já pouco usada, que se refere a uma roupa arrumadinha, de melhor qualidade (se comparada ao vestuário comum, usado em dias de trabalho). De igual modo, quando se dizia que um sujeito estava todo endomingado, era intenção explicar que se vestia com certo capricho, até com exagero, como quem sai a passeio em feriado.
No entanto... O que pode ser traje de missa em uma ocasião talvez não o seja em outra. As fotografias seguintes exemplificam essa questão:

Pessoas indo à missa em São Paulo (¹) no ano de 1910:


Saída da missa em São Paulo (²) no ano de 1924:


Observou o comprimento da roupa das mulheres? As mangas mais curtas? Os chapéus algo mais discretos? Nem foi preciso tanto tempo para que houvesse uma sensível alteração no comprimento que se considerava apropriado para quem ia à igreja - está, pois, aí, uma boa amostra das alterações introduzidas no Ocidente após a Primeira Guerra Mundial, nos mais diversos aspectos da sociedade. A mudança no vestuário foi apenas uma delas.

(1) A LUA, Ano I, nº 3, janeiro de 1910.
(2) A VIDA MODERNA, Ano XX, nº 483, 16 de outubro de 1924.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.