domingo, 1 de maio de 2011

Um comício de trabalhadores em 1914

No início do século XX a maioria das leis trabalhistas, como hoje as conhecemos, ainda não existia. O Brasil saíra formalmente da escravidão em 1888 e a presença  massiva trabalhadores livres urbanos era ainda quase uma novidade. O mesmo se pode dizer quanto às organizações de operários, vistas geralmente com muita suspeita pelas autoridades que não tinham ainda o hábito de tratar com eventuais reivindicações dos trabalhadores que eram, majoritariamente, naquele momento, imigrantes estrangeiros. Aliás, a condição de imigrante era vista como sinônima à de "agitador político", presumindo-se que os trabalhadores estrangeiros já entravam no Brasil infectados com as ideias revolucionárias aprendidas em seus países de origem...
A imprensa (não me refiro, claro, àquela vinculada aos movimentos operários) quase sempre adotava o discurso governamental, quando não ignorava, simplesmente, tudo o que estava relacionado à luta por direitos e garantias dos trabalhadores. Quebrando esse "costume", a edição de 25 de maio de 1914 da revista paulistana A Cigarra trouxe a foto abaixo:


Dizia a legenda original:
"Comício de Operários - Fotografia tirada especialmente para "A Cigarra", por ocasião do último comício realizado pelos operários, no Largo da Sé, desta Capital".
À parte observações sobre o vestuário predominante, percebemos pela foto que o comício fez-se sob chuva, com participação quase exclusivamente masculina, o que não significa que mulheres não atuassem com operárias - havia muitas - mas, como mostra a imagem, ir a uma manifestação  pública era ainda "coisa de homem", embora haja, por esse tempo, exemplos significativos de mulheres envolvidas com a perigosa atividade de reivindicar melhores condições de trabalho (até mesmo em eventos públicos). Por causa das limitações à condição das mulheres como cidadãs naquela época, a luta pelos direitos das trabalhadoras teve de ser empreendida mais ou menos simultaneamente à luta pelos direitos políticos das mulheres em geral.


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.