domingo, 5 de junho de 2011

Abastecimento de água - sistema de abastecimento inaugurado em Piracicaba em 1887

Fachada do Museu
da Água de Piracicaba
Como tornar viável a captação da água de um grande rio, levando-a até os moradores de uma cidade? Um modelo interessante de resposta a essa questão foi inaugurado em Piracicaba - SP, em 26 de maio de 1887, ou seja, há recentemente completos 124 anos.
Arranjos feitos pela Câmara Municipal com empresários (Frick e Zanotta) conduziram à concretização do projeto de retirar água do rio Piracicaba e bombeá-la para a cidade, numa iniciativa que era bastante moderna para o Brasil da época.

Vista do aqueduto que fazia parte
das instalações
inauguradas em 1887
A estação de captação e bombeamento foi construída ao lado do famoso "véu da noiva" (salto do Piracicaba), com as edificações necessárias para comportar todo o maquinário exigido. Atualmente, funciona no local o Museu da Água, que certamente vale uma visita, por mostrar não somente as instalações e máquinas da época como também outros equipamentos usados ao longo do século XX. Há, além disso, aquários nos quais podem ser observados peixes do rio Piracicaba, tudo muito organizado e com explicações facilmente compreensíveis. É, sem dúvida, um belo exemplo de preservação do patrimônio histórico, sem descuidar da instrução quanto a questões da atualidade, como é o caso da utilização responsável dos recursos hídricos.

Interior do aqueduto, Museu da Água de Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.