terça-feira, 1 de abril de 2014

Postagem nº 500 em História & Outras Histórias

De fato, esta é a postagem nº 500 neste blog. E, sim, gostaria de iniciá-la de forma algo mais criativa, mas, por hora, não me ocorre nenhuma ideia. Tenham um pouco de paciência, leitores.
Quando comecei este blog, no Natal de 2009, estava um tanto incerta quanto ao rumo que deveria dar a ele. Pois bem, depois de alguma pesquisa, constatei que muitos blogs (escritos em Português do Brasil) e relacionados à História eram mais parecidos a um álbum de recortes que propriamente textos de um só autor. Portanto, como o que eu pretendia era publicar sempre meus próprios textos, concluí que haveria espaço, ainda que restrito, para mais um blog, malgrado o começo ter sido difícil. Como acontece com quase todos os blogs, a princípio as visitas, quando ocorriam, eram muito escassas, e cheguei a pensar se valia a pena escrever para que tão poucos lessem. O tempo passou e, gradualmente, os acessos foram aumentando, de modo que algumas postagens tiveram e têm um público considerável.
É verdade que, de saída, tinha ciência de algumas dificuldades a enfrentar. Por exemplo, estava cansada de saber que, embora se afirme que, no Brasil, a quantidade de leitores (de livros, revistas, etc.) tem crescido consideravelmente, os números não chegam a ser tão animadores quando se verifica o que é que de fato leem. Um outro aspecto a considerar é que a maioria das pessoas só se interessa por História quando é obrigada pelas circunstâncias, ou seja, quando tem algum trabalho escolar a fazer, e o meu propósito não era escrever para que estudantes copiassem (embora esteja ciente de que muitos o fazem, mesmo que isso não seja nada recomendável). Sim, todos os visitantes são bem-vindos ao blog, mas ninguém pode escrever com acerto se não tiver em mente um público-alvo, e sempre penso em quem se dispõe a ler sobre História porque gosta, e não porque é obrigado.
Resta dizer que houve um momento no qual pensei seriamente em encerrar o blog, entre os meses de setembro e outubro de 2013, nos quais as postagens deixaram de aparecer. Mas, de qualquer modo, "aos trancos e barrancos", hoje chegamos a esta postagem nº 500.
Quero agradecer a todos os leitores - aos que leem porque gostam, aos que leem só por obrigação, aos que indicam o blog aos alunos, aos que assinam as postagens por e-mail ou por um leitor de feeds. Se não fossem os leitores, que razão haveria para escrever?
Para quem quiser ajudar na continuidade de História & Outras Histórias, eu direi que há modos bem simples de fazê-lo:
  1. Indique o blog a seus amigos;
  2. Envie aos amigos um link das postagens que julgar interessantes;
  3. Seja um seguidor da página do blog no Google+;
  4. Marque com +1 as postagens de que gostar;
  5. Se quiser sugerir assuntos para postagem, envie um e-mail para historiaeoutrashistorias@outlook.com.
Agora, vamos às próximas quinhentas postagens...

Uma última observação: O blog História & Outras Histórias tem um irmão mais novo, chamado Captando a Luz, cuja temática é fotografia. Quando tiverem um tempinho, façam uma visita, sim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.