sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Legionários romanos

Soldados romanos eram agrupados em legiões e, por isso, eram também chamados legionários. Cada legião era formada por dez coortes e cada coorte, por sua vez, tinha seis centúrias. Aqui, porém, é que as coisas ficam mais complicadas, já que uma centúria, apesar do nome, nem sempre tinha cem soldados. Podiam ser oitenta. O caso é que, ao longo dos séculos o número de soldados por coorte variou um pouco, mas, como regra geral, diz-se que cada uma devia ter perto de quinhentos homens. Portanto, arredondando os números, chegamos ao fato de que uma legião típica seria composta por cerca de cinco mil soldados. Deve-se recordar que nem sempre as legiões estavam completas. Circunstâncias de combate podiam resultar, às vezes, em uma grande quantidade de mortos e feridos.
Assim como os militares que entram em combate na atualidade, os legionários romanos também tinham de levar uma mochila com seu equipamento básico. Lembrem-se, os leitores, todavia, de que as mochilas e outros acessórios militares da Antiguidade eram bem diferentes daquilo que conhecemos. Um cantil, por exemplo, destinado a uma reserva de água, seria, com grande probabilidade, feito de argila, ou, talvez, com a pele de algum animal.
Durante uma campanha militar, a conjuntura determinava se os soldados marchariam levando o equipamento ou se este seria deixado no acampamento, ou, ainda, se seria conduzido por homens que não entrariam em combate imediato. A situação às vezes exigia um deslocamento rápido dos homens e, portanto, eles deviam ser aliviados de qualquer carga. Nessas condições, os soldados eram ditos "expedicionários", pela característica da grande velocidade na marcha.
A ilustração abaixo retrata soldados romanos com equipamento de campanha, e apareceu em uma edição da Militia Romana, de Políbio, publicada em Antuérpia durante o Renascimento.

Soldados romanos levando equipamento de campanha


Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Democraticamente, comentários e debates construtivos serão bem-recebidos. Participe!
Devido à natureza dos assuntos tratados neste blog, todos os comentários passarão, necessariamente, por moderação, antes que sejam publicados. Comentários de caráter preconceituoso, racista, sexista, etc. não serão aceitos. Entretanto, a discussão inteligente de ideias será sempre estimulada.